Vai mudar de casa? Saiba o que deve ter em atenção
Dicas e Técnicas Limpeza House Shine
Mudar para uma casa nova pode ser muito bonito, mas existem vários dilemas que surgem.
Por onde começar? Como fazer? Que burocracias tenho que tratar? Quem pode ajudar? Quem contratar? Que caixas e quantas irei precisar? Onde alugar uma carrinha? Quanto custa? Enfim, solta-se um grande heeeeelp para procurar ajuda.
Estes são alguns dos principais problemas na hora de fazer uma mudança de casa.
Afinal, mudar de casa parece fácil, mas dá muito trabalho! Independentemente do tamanho da casa, transportar os pertences de um lar para outro local exige muito cuidado e muita paciência.
Mas, apesar de não ser uma tarefa fácil, nem agradável, não se preocupe pois não precisa de entrar em desespero. Se está prestes a mudar de casa, o artigo de hoje é para si.
Saiba o que deve ter em atenção na mudança de casa e entrar no seu novo lar com o pé direito!
4 Semanas antes da mudança da casa
- Comece a alterar a morada de todos os documentos e em todas as entidades oficiais: finanças, bancos, seguros, centro de saúde, carta de condução, bilhete de identidade, segurança social.
- Se assinar alguma revista e/ou jornal, façam a alteração de morada.
- Nos correios, peçam a “reexpedição de correspondência” para a nova morada, assegurando assim que nada se perca entre a saída de uma casa e a entrada na nova.
- Decida se vai fazer o transporte dos seus pertences, alugando ou pedindo emprestado uma carrinha para o efeito; ou se vai optar por um serviço de mudanças profissional.
- Certifique-se com a companhia de seguros se os seus bens estão assegurados durante o transporte.
- Comece a reunir o material necessário para empacotar: caixas e caixotes, fita-cola grossa para as fechar, marcadores para as identificar, jornais velhos e/ou plástico-bolha para embrulhar os objetos mais frágeis.
3 Semanas antes da mudança
- Cancele os contratos de água, luz, gás, telefone e televisão por cabo, iniciando a contratação destes serviços para a casa nova.
- Coloque de lado tudo aquilo que vão precisar até ao último momento ou que não convém empacotar, como por exemplo roupa, toalhas, lençóis, alimentação, medicamentos, produtos de higiene pessoal, documentos importantes, jóias, produtos de limpeza, plantas, a comida dos animais de estimação.
- Comece a empacotar algumas caixas por dia, reforçando o trabalho de empacotamento ao fim de semana. Se este processo for feito a dois, para além de ser muito mais fácil e rápido, ambos terão a noção de onde está o quê.
- No exterior de cada caixa (pelo menos em 2 lados) deve estar escrito o conteúdo e a divisão à qual pertence. Não se esqueça de acrescentar as palavras “Frágil” ou “Pesado” quando for o caso.
- Aproveite para fazer uma lista de todas as caixas, com respetivos números e conteúdos, será mais fácil controlar onde está o quê e se falta alguma caixa aquando da chegada à nova morada.
- Se decidir fazer a mudança sem contratar uma empresa terceirizada, pense em reforços: quantas mais mãos melhor! Marque a data e a hora da mudança e peça a alguns amigos e familiares para ajudarem.
2 Semanas antes da mudança
- Comece a desmontar e a embalar o mobiliário da casa, começando idealmente pelas peças que menos utiliza. Guarde as peças soltas, parafusos, porcas, etc, num saco de plástico transparente onde deve ainda colocar um papel que identifique a peça de mobília aos quais pertencem.
- Antes de enrolar tapetes e cortinados em sacos de lixo grandes, aproveite para os lavar ou mandar limpar a seco. Assim, quando chegare à nova casa é só colocar no sítio.
- À medida que continua a empacotar e a embalar o recheio da casa, esvazie divisões. Procure juntar todas as caixas e mobília a transportar numa única divisão, de preferência perto da porta de entrada.
- Durante o processo de empacotamento, aproveite para fazer uma seleção dos bens: reciclando ou doando o que já não é útil, eliminando tudo o que estiver estragado e devolvendo qualquer objeto emprestado.
1 Semana antes da mudança
- Nesta fase, quando está tudo praticamente encaixotado, deve começar a limpar e a fechar as divisões vazias. Deixe a casa no estado em que gostaria de a encontrar.
- Se optar por contratar uma empresa de mudanças, ligue para confirmar a data e hora, aproveitando para acertar qualquer detalhe de último instante.
- Altura para confirmar os reforços: ligue aos amigos e familiares que se comprometeram a ajudar no dia das mudanças para confirmar a data, a hora e, claro, a sua presença!
1 Dia antes da mudança
- Desligue os eletrodomésticos e preparem-os para transporte, recorrendo aos respetivos manuais de instrução no caso de qualquer dúvida.
- Empacote os últimos pertences, deixando apenas o pijama, a roupa para o dia seguinte e os produtos de higiene pessoal.
- Tenha luvas disponíveis para quem quiser utilizá-las no dia da mudança.
- Prepare o dinheiro ou cheque necessário para pagar à empresa de mudanças ou levante a carrinha de aluguer/emprestada se for o caso.
- Certifique-se que têm água e alguns snacks para assegurar não só os seus níveis de energia, mas a dos ajudantes também, incluindo o pessoal da empresa de mudanças, se for o caso.
- Se a mudança se estender para a hora do almoço ou do jantar, tenha um plano para essa refeição: reserve uma mesa num restaurante próximo, aproveite um take-away local ou encomende umas pizzas.
Dia da mudança
- Se alugar uma carrinha, coloque primeiro os móveis para depois ir encaixando as caixas nos espaços vazios.
- Utilize um veículo particular para transportar vestuário, animais de estimação, plantas e outros objetos de valor e/ou frágeis.
- Para além de se despedir do seu “velho” lar, é importante revistar cada canto da casa (interior e exterior) para garantir que nada ficou esquecido.
Depois da mudança
- Uma vez instalada na nova casa, organize-a e decore-a ao seu gosto pessoal, sem pressas.
- Envie um cartão, e-mail ou sms a informar amigos e familiares da sua nova morada.
- Uma vez instalada, organize um house warming, ou seja, uma inauguração da casa e convide a família e os amigos para conhecerem o seu novo lar.
Se pretender ajuda na mudança da casa, saiba que pode contar com a ajuda da House Shine em várias fases e tarefas.
Transforme o seu novo lar num ambiente limpo e saudável com os serviços da House Shine. Conheça o serviço de limpeza de mudança de casa, personalizado a cada espaço e comece esta nova experiência ao lado de uma equipa de profissionais.
Como pode ajudar a empresa House Shine na Mudança de Casa?
Na casa antiga:
- Ajudar a retirar os seus bens
- Ajudar a embalar e colocar em caixas
- Limpar a casa no fim
Na casa nova:
- Ajudar a retirar os bens das caixas
- Ajudar a colocar os bens nos novos locais
- Limpar a casa no fim
Conte com a House Shine para obter ajuda na mudança de casa e viver num espaço impecavelmente limpo e fantástico! Entre em contacto com a House Shine e peça já um orçamento sem compromisso.