fbpx

Tem fossa séptica? Descubra como pode ser benéfica para o meio ambiente.

Limpeza Ecológica

Tem fossa sética Descubra como pode ser benéfica para o meio ambiente.

Antes de tudo, convém clarificar o que são fossas e para que servem. As fossas são escavações, ou câmaras subterrâneas, concebidas para recolher os dejetos de casas que estão localizadas em localidades onde não existe uma rede de esgotos, nomeadamente nos meios rurais.

Existem três principais tipos de fossa: a fossa negra, a fossa seca e a fossa séptica. Esta última, feita de cimento e alvenaria, consiste numa cavidade que comporta o esgoto para que ele seja consumido por bactérias.

A fossa séptica separa líquidos de elementos mais densos que possam conter o esgoto e é composta por três câmaras: a de decantação, que são decantados os resíduos suspensos, a de digestão, que utiliza as bactérias para consumir os resíduos decantados e a câmara de escuma que recebe o que não foi decantado.

A fossa séptica é, por isso, considerada um dos meios mais eficientes no tratamento biológico de efluentes domésticos, desde que tenha sido bem construída e que sejam aplicados os cuidados adequados.

Diferentemente do que ocorre no sistema hidráulico usado no saneamento básico público, a fossa séptica trata o esgoto sanitário da residência individualmente. Assim, não permite o contacto com parasitas, como ratos, baratas, entre outros animais, que habitam as tubulações em geral.

Logo, a fossa séptica contribui para a preservação do lençol freático, pois devolve apenas água tratada, filtrada por processos naturais que ocorrem no subsolo. Tudo graças ao exercício da flora bacteriana.

Os microrganismos alimentam-se dos nutrientes que encontram nas fezes e urinas, promovendo a decomposição das cargas orgânicas. Ao ingeri-los, as bactérias geram uma pequena parte de material sólido inorgânico e que também não é degradável (iodo), o qual fica depositado ao fundo.

Ao mesmo tempo, ocorre a libertação de dióxido de carbono. O gás também é produzido na natureza e metabolizado pelas plantas na fotossíntese, para a produção de oxigénio. Assim, a quantidade que se forma durante a degradação do esgoto é ínfima, perto da produzida no meio ambiente.

No entanto, para funcionar plenamente, a fossa séptica deve receber apenas os dejetos sanitários. As águas vindas de bancas e ralos têm que seguir por outro caminho, por causa do detergente, sabão e outros aditivos que podem ser fatais para as bactérias necessárias à decomposição do esgoto.

Vale a pena ressaltar que o uso de produtos biodegradáveis de base vegetal, que não levam derivados do petróleo ou substâncias tóxicas em sua composição, não afeta a sua fossa. Anteriormente, já lhe mostramos 7 Produtos que não podem faltar em sua casa e que contribuem para a preservação do meio ambiente.

Lembre-se que a prática de atitudes sustentáveis na limpeza doméstica é um hábito ecologicamente correto e socialmente coerente e que é perfeitamente possível ter a casa limpa sem prejudicar o meio ambiente.

A House Shine executa uma Limpeza Ecológica, tendo como objetivo criar um ambiente mais saudável em sua casa, sem a presença de químicos nocivos à saúde.

Na limpeza ecológica, utilizamos produtos e ferramentas VIP Domote, com base em microfibras e microcerâmica, em conjunto com produtos biodegradáveis que não recorrem a fosfatos ou cloretos.

Crie um ambiente mais saudável para a sua casa, contacte a House Shine aqui!

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.