fbpx

Quanto tempo duram os produtos de limpeza doméstica?

Dicas e Técnicas

Quanto tempo duram os produtos de limpeza doméstica

Com certeza tem em atenção a data de validade dos alimentos que consome pois, caso não o faça, corre o risco de consumir alimentos que já perderam as suas qualidades nutricionais. No entanto, a maioria das pessoas não faz o mesmo com os produtos de limpeza doméstica.

Afinal de contas eles não se estragam, não é mesmo?

Sim é verdade. No entanto, existem alguns produtos de limpeza doméstica que, apesar de não terem uma data de validade estipulada, vão perdendo os seus efeitos e propriedades com o passar do tempo.

A importância de saber a validade dos produtos de limpeza doméstica está relacionada, sobretudo, com a perda da sua frescura e eficácia. Porém, também pode acontecer o contrário, por vezes, pode esquecer-se de uma embalagem de detergente aberta durante meses e acabar por deitá-la fora quando ainda podia ser eficaz.

Por isso, talvez seja importante começar a tomar nota da data de abertura dos seus produtos de limpeza doméstica e verificar com alguma regularidade se já não passou a data de validade.

Também pode começar a ter em atenção a ligeira degradação que os produtos de limpeza doméstica vão sofrendo ao longo dos dias, conseguindo facilmente constatar a ligeira mudança de cor que vai existindo, apesar de ainda serem bastante eficazes na sua função.

Mas afinal, como é que consegue ter a certeza se a lixivia já passou do prazo de validade? E como saber se o detergente para a máquina de lavar roupa ainda é eficaz?

É o que vai descobrir com o artigo que escrevemos hoje para si. Ora veja:

Lixívia

Apesar da lixívia não ser um produto de limpeza, é um dos produtos mais utilizados para limpar a casa, sendo que começa a degradar-se seis meses depois da compra. No entanto, a sua toxicidade não aumenta.

Desentupidor de canos 

Especialistas dizem que o desentupidor de canos apresenta uma data de validade que ronda os dois anos.

Detergente para a máquina de lavar roupa

É um limite que serve tanto para o detergente líquido como para aquele em pó, guardado nas condições certas, dura entre 6 meses a 1 ano, desde a data de fabricação e não da altura em que o compra. No entanto, as enzimas, responsáveis pela remoção de manchas de chocolate, sangue ou molhos, e os agentes de branqueamento, são ingredientes que quando estão presentes nos detergentes, fazem que estes se deterioram mais rapidamente.

Produtos anti-bacterianos

Podem ser usados de forma eficaz até dois anos depois da compra. A partir daí, a sua eficácia reduz-se, o que pode levar a um enfraquecimento da fragrância destes produtos.

Detergentes para a máquina de lavar loiça

6 meses de validade, pois a composição destes detergentes torna-os mais suscetíveis à deterioração. As pastilhas são as mais suscetíveis, porque contêm enzimas e agentes branqueadores que são muito sensíveis à humidade. Enquanto que os detergentes líquidos duram mais do que os produtos em pó, porque não contêm enzimas, sendo o a melhor opção para guardar durante mais tempo. Numa escala crescente de durabilidade, as pastilhas e as cápsulas mistas estão entre as mais degradáveis, ao contrário do detergente em pó e do líquido, que são mais resistentes.

No entanto, lembre-se sempre que as condições de armazenamento também afetam o período de vida dos produtos de limpeza doméstica. É preferível armazená-los em áreas frescas, secas e sem luz, evitando assim a exposição a agentes que aceleram a degradação.

Se precisa de ajuda para armazenar e organizar de forma correta os seus produtos de limpeza doméstica, conte com a ajuda da House Shine.

A House Shine apresenta o melhor serviço residencial de Limpezas Domésticas de Casas, de forma regular ou ocasionalmente! O serviço de Limpeza Doméstica de Manutenção de Casas é efetuado por equipas de duas profissionais de limpeza, com formação completa em métodos de limpeza e produtos de limpeza doméstica desenhados para que a sua casa tenha um nível de limpeza e higiene superior aos métodos tradicionais.

Fale hoje mesmo com a House Shine e veja a vantagem de lidar com a empresa líder de mercado em Limpeza Domésticas!

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.

.