fbpx

Qual a forma correta de limpar os diferentes tipos de panela?

Dicas e Técnicas

Na limpeza doméstica, uma das tarefas que mais aborrecimento causa prende-se com a limpeza das panelas, certo? Normalmente, a sujidade que se acumulas nas panelas é mais intensa e a acumulação de gordura costuma ser grande, além de ser comum acontecer os fundos das panelas queimarem e ficarem manchados, pelo que é necessário um esforço maior para que estas fiquem a brilhar novamente. Além disso, de forma a que sejam preservadas por o máximo de tempo possível, convém que a sua limpeza seja feita de forma correta, utilizando os produtos certos.

Porém, tendo em conta que existem diferentes tipos de panelas e diferentes tipos de materiais, tais como como alumínio, inox, antiaderentes, entre outros, são necessárias diferentes técnicas de lavagem.

O artigo de hoje apresenta-lhe as várias formas de limpeza destes utensílios, tão utilizados e tão importantes na cozinha. Fique atento às dicas da House Shine e mantenha as suas panelas sempre impecáveis!

Ferro fundido

  • use uma esponja macia e sabão ou detergente neutro, pois os poros da superfície do ferro podem reter resíduos.
  • para secar panelas de ferro fundido, coloque-as no fogo por alguns minutos, até que a humidade desapareça.
  • este tipo de material pode enferrujar com o contacto com o ar. Para evitar que isso aconteça, unte a sua panela de ferro fundido com óleo de cozinha e não armazene alimentos nela.

 Panelas de alumínio, de teflon, de aço inoxidável e esmaltadas

  • use uma esponja firme, porém não abrasiva.
  • seque-as assim que terminar a lavagem.
  • nunca use materiais abrasivos nem areie este tipo de panela, pois isso pode tirar o brilho do alumínio. Para renovar o brilho, aplique, com um pano de flanela, um produto específico para este material.
  • enxague-as com água quente, sempre que possível, para manter o brilho do inox.
  • nunca mergulhe em água fria panelas esmaltadas ainda quentes. Isso pode causar danos irreversíveis no esmalte.
  • Para as panelas de inox, convém observar a temperatura da chama enquanto cozinha. O seu fundo, muitas vezes em camadas, concentra por demais o calor e acabam por queimar os alimentos num pequeno descuido.

Panelas de cerâmica

  • As panelas de cerâmica têm conquistado espaço nas cozinhas. Além de serem bonitas, têm o fundo antiaderente. Para retirar restos de comida colada no fundo, experimente deixar de molho com água quente. Por norma, isto é suficiente.
  • Para a manutenção geral, água quente e detergente neutro dão garantias de durabilidade.

Panelas Antiaderente

  • Por último, as panelas antiaderente teflon são práticas, mas exigem cuidados especiais para garantir que durem mais tempo. Para evitar que os restos de comida fiquem agarrados no fundo, deve aquecer demais a panela sem alimentos dentro, nem usar objetos pontiagudos e de metal, o que pode danificar o revestimento.
  • A limpeza é simples. Basta uma esponja macia sobre a superfície quente para retirar restos que possam ficar agarrados.

Em todos os casos, sempre que necessário, deixe a panela de molho com água quente e um pouco de detergente neutro, como o Microplus Vip Domotec, por cerca de 20 minutos, para que os resíduos amoleçam e despeguem da panela.

Outra dica válida para qualquer tipo de panela e que serve para evitar que o fundo da panela queime ou garantir que queime menos, diz respeito ao uso de conchas de plástico e espátulas delicadas para movimentar os alimentos.

Apesar das dicas que lhe demos hoje serem bastante práticas, também pode optar por contratar os serviços de uma empresa de limpeza profissional e deixar a aborrecida tarefa da lavagem das suas nas mãos de profissionais competentes.

A House Shine é a solução ideal para ajudá-lo na execução das tarefas domésticas que não gosta ou não pretende realizar, proporcionando-lhe um serviço cuidado de limpeza doméstica, personalizado e de acordo com as necessidades da sua família e da sua organização doméstica.

Verifique qual a unidade da House Shine profissionais de limpeza mais perto de si, contacte-nos e obtenha um orçamento sem qualquer compromisso!

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.

.