fbpx

Óleos Essenciais. 10 perguntas respondidas por especialistas!

Bem-Estar VIP Domotec

Óleos Essenciais. 10 perguntas respondidas por especialistas!

Se lhe dissermos que para prevenir doenças e relaxar depois de um dia de trabalho, é suficiente o uso de algumas gotas diluídas, acredita?

Pois é, a aromoterapia, mais concretamente os óleos essenciais, possuem essa capacidade. Feitos através de concentrados de plantas ou frutos, possuem princípios ativos que variam de acordo com as suas composições químicas.

A sua extração pode ser feita a partir de diferentes partes de plantas e as suas propriedades podem ser relaxantes, calmantes, estimulantes, energizantes e até mesmo equilibrantes.

Os benefícios dos óleos essenciais são, por isso, vários. Porém, existem ainda bastantes dúvidas relativamente à sua utilização. Mas hoje vai poder tirá-las. Resolvemos responder às 10 principais questões sobre óleos essenciais!

  1. O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e libertadas pelas plantas. Sendo de origem vegetal, proporcionam inúmeros benefícios para a saúde por meio da aromaterapia.

  1. Qual o prazo de validade dos óleos essenciais?

O prazo de validade de um óleo essencial é de cerca de 2 anos.

  1. Qual a melhor forma de utilização?

Os óleos essenciais podem ser utilizados de diversas formas. Colocados em difusores e aromatizadores, aplicados sobre a pele, no travesseiro, em banhos de imersão, em massagens, em compressas, e utilizados em sprays aromatizadores de ambiente.

  1. Existem precauções na utilização de óleos essenciais?

A utilização de óleos essenciais com fins terapêuticos requer, sempre, o aconselhamento prévio de um especialista. Deve ainda consultar um especialista se for hipertenso ou tiver um histórico de epilepsia. Alguns óleos podem provocar fotossensibilidade, como tal, deve evitar a exposição solar depois da aplicação.

Deve também evitar o uso de óleos puros nas axilas, rosto e área genital, pois são áreas sensíveis e podem ocasionar ardência. Pois apesar de a maioria dos óleos essenciais puderem ser empregados puros sobre a pele, alguns são ricos em fenóis e aldeídos e devem ser utilizados diluídos. Na dúvida, vá com cautela e utilize os óleos essenciais sempre diluídos.

  1. Quanto tempo demora para um óleo essencial fazer efeito?

Quando um óleo essencial é inalado, o efeito é imediato. No caso de ser aplicado na pele, o tempo médio de atuação é de 5 minutos.

  1. Como saber qual o óleo essencial para a minha necessidade?

Neste artigo, apresentamos algumas das propriedades de alguns óleos essenciais. Contudo, existe uma variedade de óleos bastante grande, por isso, o ideal será fazer uma breve pesquisa de forma a encontrar o óleo que atende às suas necessidades.

  1. Qual a melhor forma de guardar os óleos essenciais?

Mantenha o seu óleo essencial bem fechado, sob abrigo de luz e em temperatura amena.

  1. Crianças e grávidas podem utilizar óleos essenciais?

Sim! Podem utilizar através de difusores ou aromatizadores. Porém, a aplicação na pele não é indicada.

  1. Pode-se utilizar os óleos essenciais em conjunto com outras terapias?

Sim. Pode utilizá-los em conjunto com outras terapias, porém não dispense o acompanhamento médico em caso de problemas de saúde.

  1. Quais os cuidados a ter quando se compra um óleo essencial?

O mercado oferece óleos essenciais de qualidade muito distinta e muitos deles são adulterados. Por isso, quando comprar algum óleo essencial, tenha o cuidado de adquirir produtos certificados, devidamente rotulados e com indicação de lote e do respetivo boletim de análise.

A Vip Domotec comercializa uma grande variedade de óleos essenciais 100% naturais, que pode adquirir e utilizar em sua casa.

Sem produtos químicos de limpeza, os óleos essenciais VIP Domotec tornam o ambiente de sua casa mais respirável. Podem ser usados no banho, misturados com óleo vegetal ou leite de massagem, mas também como ambientadores de sua casa, tirando partido do seu grande poder aromático.

Contacte a Vip Domotec e invista no seu bem-estar e na sua saúde!

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.