fbpx

Manchas de mofo? Descubra como eliminá-las!

Bem-Estar Dicas e Técnicas

Manchas de mofo Descubra como eliminá-las!

Com a chuva e o tempo húmido que se faz sentir, é bastante comum começarem a aparecer manchas de bolor nos têxteis da casa, como roupas, tapetes, cortinas, tapetes, entre outros itens que não estejam devidamente secos.

E porquê? Porque o bolor é um fungo que cresce e prospera em áreas escuras, quentes e húmidas. E a retirada deste fungo nem sempre é fácil. Mas, para lá da higiene, convém não esquecer que o bolor é prejudicial à saúde, pelo que se deve ter o máximo de cuidado.

Hoje pretendemos ajudá-lo na limpeza das manchas que o bolor provoca e vamos dar-lhe algumas dicas bastante úteis. Descubra quais são e simplifique a limpeza doméstica!

Remover manchas de bolor

Bata e escove bem as peças que possuem manchas de bolor, de forma a tirar a maior quantidade possível. Atente para que este procedimento deve ser feito ao ar livre, a fim de não espalhar o bolor e os fungos a ele associados dentro de casa.

Caso se trate de tapetes e carpetes, deve aspirar o máximo de bolor possível do tapete.

Lembre-se de substituir o saco ou esvaziar o recipiente imediatamente após a aspiração do tapete. Caso se trate de uma caixa retirável, deverá fazer a limpeza imediata com água quente e lixívia para eliminar quaisquer vestígios de bolor.

De seguida, e caso a peça possa ser lavada com lixivia, esta é, efetivamente, a melhor forma de o fazer. Apesar da lixivia não ser um produto de limpeza, possui a capacidade de eliminar o bolor, sendo bastante eficaz na remoção das manchas do tecido em causa.

Assim, a lavagem da peça deve ser feita com detergente e lixívia, em água quente (à temperatura mais elevada que o tecido suportar).

Caso as manchas de bolor sejam difíceis de remover, como é o caso dos tapetes antiderrapantes da banheira, deixe o tecido de molho algumas horas, tendo o cuidado de abrir as janelas e deixar o local arejado. Depois lave como habitualmente.

Se o tecido for de cor e não for possível lavá-lo com lixívia, deverá embebê-lo num alvejante de oxigénio (a lixívia é um alvejante à base de cloro) e água quente durante pelo menos meia hora. De seguida, deve lavá-lo como de costume.

Verifique se a mancha desapareceu e repita a lavagem, se necessário.

Também existem produtos de limpeza disponíveis no mercado específicos para o efeito, mas há situações em que a sua remoção é tão difícil que é necessário recorrer ao apoio de um profissional de limpeza para remover eficazmente o bolor e as manchas por ele causadas.

O profissional de limpeza possui os produtos e os equipamentos necessários para retirar as manchas de bolor dos tecidos sem os danificar.

Contrate o serviço residencial de Limpezas Domésticas de Casas House Shine, de forma regular ou ocasionalmente e obtenha a ajuda que precisa para tratar dos têxteis de sua casa.

Poderá escolher o período que quiser: diário, semanal, bissemanal, quinzenal ou o que necessitar e, assim, ter uma vida mais confortável e cómoda sem precisar de se preocupar com as manchas de bolor que teimam em apoderar-se dos têxteis de sua casa.

Até porque os profissionais de limpeza House Shine fazem também um trabalho preventivo, isto é, evitam que exista humidade excessiva em sua casa, prevenindo que as manchas de mofo apareçam.

Verifique qual a unidade da House Shine profissionais de limpeza mais perto de si e contacte-nos para obter um orçamento sem qualquer compromisso!

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.