Lixívia é um produto de limpeza?

Limpeza Ecológica

Lixívia é um produto de limpeza (1)

A lixívia é um dos produtos mais utilizados na limpeza doméstica. Conhecida pela capacidade de manter a roupa branca e pelas suas propriedades desinfetantes é considerado, pela maioria das pessoas, como um produto de limpeza.

E apesar dos perigos óbvios da lixívia, que são facilmente visíveis no rótulo, na medida em que é um material altamente corrosivo capaz de irritar os olhos, a pele e o trato respiratório, muitas vezes simplesmente inalando os gases emitidos pelo seu uso, a verdade é que o seu uso é vulgarizado, tanto na limpeza doméstica, como na limpeza profissional.

Mas será a lixivia um produto de limpeza?

A resposta é não. A lixivia, mais conhecida por cloro, não é um detergente. Na verdade, a lixivia desinfeta mais do que limpa, sendo uma boa opção para eliminar bactérias e manchas.  Para a limpeza de sujidade e resíduos, o ideal é esfregar e lavar a superfície com um produto de limpeza.

Na limpeza doméstica, não há necessidade de usar regularmente a lixivia. A sua utilização é justificada apenas em áreas onde exista a necessidade de uma desinfestação eficaz com regularidade, a baixo custo.

Até porque, para além dos riscos já citados, existem outros que são associados à sua utilização, nomeadamente:

– A sua eliminação pelos esgotos, em contacto com a água residual e com outros minerais formam uma série de toxinas perigosas, designadas como poluentes orgânicos persistentes, uma vez que permanecem na água ou no solo e levam anos a desaparecer.

Danos Materiais:

– A utilização excessiva de lixívia em cerâmicas e loiças danifica os materiais, tornando-os mais frágeis e porosos;

– No inox, cromados e vidros a lixívia degrada-os com facilidade e ajuda a acumular limestone que define a acumulação de cálcio e sílicas;

– É corrosivo para alguns tipos de metais;

– Cria riscos adicionais quando derramado acidentalmente em superfícies nobres, tais como, alcatifas e outros pavimentos;

– A lixívia é incompatível com outros tipos de agentes branqueadores pois pode originar reações violentas.

Por isso, quando efetuar a limpeza doméstica, o ideal é optar por outras opções de limpeza mais seguras e eficazes, dando preferência aos produtos ecológicos.

A House Shine pode ajudá-la na limpeza e higienização da sua casa. Ao contratar os nossos serviços, a sua casa será limpa por uma equipa de duas profissionais de limpeza doméstica com formação para uma máxima eficiência e rigor de limpeza, proporcionando um nível higiénico e de limpeza muito superior à média.

A House Shine executa uma Limpeza Ecológica que tem como objetivo criar um ambiente mais saudável em sua casa, sem a presença de químicos nocivos à saúde

Solicite um orçamento de limpeza profissional gratuito e saiba mais informações sobre os nossos serviços.

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.