fbpx

Limpeza pós-obra. 7 Dicas que precisa conhecer!

Dicas e Técnicas

Não tem como escapar: toda as obras geram entulho, pó e resíduos que são difíceis de remover. Portanto, planear a limpeza pós-obra é algo que facilita (e muito!) essa tarefa. E esse planeamento deve incluir a ordem por que se vai ser feita até à seleção dos produtos de limpeza mais adequados, sendo esta provavelmente a fase mais importante de todo o processo.

Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este post com 7 dicas bastante úteis que vão ajudá-lo a realizar uma limpeza pós-obra realmente eficiente. Confira!

  1. Planeamento

Tal como já dissemos antes de começar qualquer obra é necessário planear. Os profissionais responsáveis pela obra devem pensar em como será feita a gestão dos resíduos gerados pela construção.

A etapa da execução é o momento de maior acúmulo de entulho, e deve ser separado e descartado apropriadamente. É também importante ir fazendo limpezas periódicas, pois alguns materiais de construção tornam-se muito difíceis de limpar com o passar do tempo, como é o caso das argamassas e do concreto. Dessa forma irá agilizar a limpeza pós-obra.

  1. Escolha os produtos certos

Sabia que o uso incorreto de um produto pode danificar o revestimento acabado de colocar? Pois é. É essencial a escolha de produtos que possibilitem a limpeza de maneira eficiente e ágil. Saber que tipos de materiais foram utilizados na obra é essencial, já que alguns só saem com determinados solventes e alguns materiais podem ser danificados se forem limpos com produto errado.

Por isso, vale a pena dar uma atenção especial a esta etapa.

Não use, sem orientação profissional, produtos apropriados para limpeza pós-obra. Uma escolha errada nesta etapa pode danificar a camada protetora do seu piso. Existem sim produtos ideais para a limpeza pós-obra, mas vale a pena conversar com uma empresa especializada sobre os tipos de materiais que tem no seu espaço para escolher as opções certas.

Os profissionais responsáveis pela limpeza pós-obra conhecem os produtos, os métodos a serem utilizados e executam os serviços com qualidade e de forma produtiva.

  1. Proteger

Os restos de obra ainda estão presentes no ambiente. Portanto, na limpeza pós-obra é fundamental colocar luvas e máscaras, principalmente se utilizar produtos com cheiro forte. Além disso, é também importante proteger os acabamentos e as instalações elétricas para não os danificar com água

Uma boa ideia é usar lonas de papelão. Quando garantir que tudo está bem protegido, vá para o próximo passo.

  1. Comece pelo volume

Pegue um saco de lixo grande e forte e recolha a sujidade de maior volume. Nesta etapa, deve retirar os resíduos que foram usados na sua obra, como os de gesso, tinta e outros materiais. Com o espaço mais organizado, ficará mais fácil visualizar o que precisa ser limpo.

  1. Comece de dentro para fora

Comece pela última divisão e vá limpando em direção ao ambiente que está mais próximo da saída do local.

Na divisão que estiver a trabalhar, limpe do teto ao chão. Pense que tudo está sujo e cheio de pó. Portanto, você precisa dar atenção a cada detalhe.

  1. Varrer, aspirar, molhar, limpar ou secar

Se na limpeza pós-obra ignorar alguma destas etapas, quando o seu piso secar ainda terá areia. Siga esta sequência para garantir o sucesso da sua limpeza pós-obra.

  1. Contrate uma empresa de limpeza profissional

Os serviços de limpeza pós-obra profissionais são a melhor solução, caso esteja a planear fazer obras, mudar para a sua nova casa ou a deixar a casa antiga.

A House Shine planeia e organiza equipas para os serviços de limpeza pós-obra. As nossas profissionais são treinadas para deixar a sua casa em perfeitas condições de habitabilidade, utilizando ferramentas, produtos e técnicas apropriadas.

Respeitamos os acabamentos do novo espaço, utilizando produtos não abrasivos e biodegradáveis.

Consulte-nos e veja a vantagem de lidar com uma empresa líder, com equipas altamente especializadas para executar o serviço de acordo com as necessidades do cliente.

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.