Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.
Dicas e Técnicas
Lavar e passar a roupa é uma tarefa do nosso dia-a-dia e, para que cada peça de vestuário se mantenha impecável, é necessário cumprir alguns passos.
Primeiramente, começamos por dois passos essenciais:
– A verificação dos materiais com que é confecionada a peça, que podem ser: naturais, como o algodão, a seda, o linho, o couro ou, sintéticos, como, a lycra, o acrílico, o poliéster, o acetato ou a viscose
– A verificação dos símbolos que estão presentes na etiqueta e os seus significados, pois será através do significado dos símbolos que começamos por ter uma noção do que podemos ou não sujeitar à peça.
Após conhecermos o tecido da peça de roupa e de que forma devemos tratá-la, seguimos para o processo propriamente dito de tratamento de roupa que constituem 3 fases: lavagem, secagem e engomagem.
No processo de lavagem de roupa, já pensamos muitas vezes “a roupa encolheu” ou “isto deveria ser branco”. Por isso, há que ter em conta vários aspetos como:
– Se o artigo pode ser lavado à mão ou à máquina (dependendo da sua sensibilidade ou dimensão);
– Se pode ser torcido;
– Se pode levar produtos especiais (no caso dos branqueamentos ou tratamento de nódoas);
– A que temperatura deve ser lavado.
A escolha da temperatura da água (quente, morna ou fria) é importante e varia consoante três fatores: quantidade e intensidade das nódoas; tipo de tecido e, a maior ou menor resistência da cor.
Sucessivamente, segue-se a secagem que tanto pode ser ao natural ou na máquina, à sombra ou ao sol (para têxteis que têm tendência em descolorar ou amarelecer ao sol ou tecidos sensíveis).
Secar a roupa ao natural acontece mais na época do verão, onde secar na corda ou no estendal é mais rápido, económico e espontâneo. Porém, quando chegam as chuvas e os dias mais frios, esta forma, pode se tornar ineficiente e difícil de usar, ou pela humidade presente no ar, ou pela falta de calor, ou, também, por os dias serem mais curtos. Assim, cada vez mais, se tem optado pelo uso de máquinas de secar.
As máquinas de secar proporcionam uma forma mais cómoda e eficaz, durante todo o ano, e principalmente, em casos de famílias mais numerosas ou em situações que se mora numa habitação com exposição solar limitada ou até mesmo o espaço para secar é limitado.
Reforçamos ainda assim que nem todas as peças de roupa podem ou devem ir à máquina.
Quando chegamos à engomagem, também temos roupa que pode (ou não) ser engomada. Nas peças que podem ser, a importância da temperatura e da utilização do vapor tem grande destaque, pois dependendo do material em que foram confecionadas, a peça pode ser danificada.
Assim, temos situações em que as temperaturas mais reduzidas (até 110º C) são indicadas para tecidos como acrílico, nylon ou acetato e preferencialmente sem vapor. Até 150º C, a engomagem pode ser usada com vapor mas sem muita pressão e, é indicado para materiais como lãs, sedas, poliéster ou viscose. Já em altas temperaturas (até 200º C) o processo é indicado para tecidos de algodão ou linho e devem estar ainda ligeiramente húmidos.
Evite passar o ferro em cima dos botões de camisas ou blusas e zíperes de calças. O correto é abri-las e passar a área à parte, delicadamente, e usar a borda salva botões para dar acabamento ao redor dos botões. Para evitar riscos na base, nunca passe o ferro sobre zíperes, evitando micro riscos que reduzem o deslizamento sobre os tecidos.
As etiquetas também têm símbolos de limpeza profissional que muitas das lavandarias devem acautelar: se a roupa deve ser limpa a seco ou limpa de forma normal com água e sem restrições, ou se se deve usar um tipo específico de produto ou técnica.
Ao falarmos de limpeza profissional, destacamos que a procura por um serviço de lavandaria e engomadoria tem aumentado, pois possibilita a redução do nosso tempo livre, proporcionando espaço para aproveitarmos esse tempo de outras formas.
A House Shine, marca líder nacional no mercado das limpezas domésticas e profissionais, assenta neste conceito, ao dispor de um serviço de lavandaria e engomadoria, executado pelas nossas técnicas especialistas, com formação completa em métodos de limpeza, produtos químicos, ferramentas e máquinas de limpeza.
Este nosso serviço de engomadoria pode ser realizado em sistema de avença ou em conjunto com a limpeza doméstica de sua casa.
Os nossos serviços de Engomadoria e Lavandaria são:
Peça-nos um orçamento grátis e conheça em profundidade o serviço de Engomadoria e Lavandaria que oferecemos. Venha conhecer este e outros serviços de limpeza doméstica de excelência, contacte-nos ainda hoje!