fbpx

Higienização de superfícies em tempos de pandemia. Como fazer?

Limpeza House Shine

Higienização de superfícies em tempos de pandemia. Como fazer house shine

Sabia que o novo coronavírus pode sobreviver em superfícies durante horas ou até dias? O tempo no qual o vírus persiste nas superfícies pode variar sob diferentes condições, sendo que está sujeito a diferentes fatores, tais como:

  • o tipo de superfície
  • a temperatura
  • a humidade do ambiente
  • a carga viral inicial que originou a exposição

Assim, segundo estudos recentes mostram, o vírus que provoca a COVID-19 pode-se manter ativo em superfícies como:

  • plástico ou metal, por um período máximo de cerca de 72 horas
  • em aerossóis, por um período máximo de 3h
  • mais porosas como cartão, por um período de 24h

Para que não haja acumulação de vírus nas superfícies deve, na sua casa ou em espaços públicos, deve higienizar mais vezes as superfícies.

Esta higienização deve ser realizada de acordo com as recomendações da DGS, que recomenda a utilização de uma solução à base de lixivia para a desinfeção comum de superfícies. Dilua uma medida de lixívia em 49 medidas iguais de água. Ou em alternativa, cinco colheres de sopa de lixivia para quatro litros de água. Mas tenha atenção, não misture esta solução com outras substâncias, sobretudo amoníaco.

Para superfícies rígidas, pode utilizar uma solução, com pelo menos 70% de álcool. Utilize o álcool de 96% que encontra facilmente em farmácias e supermercados e dilua-o nas seguintes proporções: sete partes de álcool para três de água.

No entanto, para que a desinfeção das superfícies seja eficaz é importante que primeira proceda à limpeza das mesmas. Faça-o com água e detergente, para quebrar a capa protetora do vírus. A ação mecânica aqui deve ser, sempre que a superfície o permitir, enérgica. Só depois deve ser aplicado o desinfetante, garantindo sempre que a diluição foi feita na proporção correta e que existe ventilação adequada. Deixe atuar por alguns minutos, enxague com água e deixe secar ao ar.

E lembre-se sempre que, ao fazer a desinfeção das superfícies, deve usar luvas e roupa protetora, como um avental de plástico. No final, retire cuidadosamente as luvas e deite-as ao lixo, no caso de serem descartáveis. Caso sejam reutilizáveis, pode lavá-las com água quente e sabão.

A House Shine também o pode ajudar a manter a sua casa segura. O nosso serviço de limpeza doméstica foi reforçado e inclui agora a desinfeção das superfícies mais tocadas e mais suscetíveis de alojarem o coronavírus.

Peça-nos hoje mesmo um orçamento do serviço de Limpezas Domesticas sem compromisso!

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.