Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.
Dicas e Técnicas
A última coisa que quer quando chega em casa depois de trabalhar o dia todo é começar a limpar, e se deixar para o fim de semana, talvez seja pior. O trabalho de limpeza é uma das tarefas mais aborrecidas e mais detestadas pela maioria das pessoas. No artigo de hoje, daremos uns conselhos para poder organizar a limpeza da sua casa, e ainda, como pode fazê-lo de forma a poupar energia.
Portanto, se precisa começar a limpar a sua casa, aqui oferecemos uma boa série de truques que ajudarão o seu dia a dia para que não precise gastar muito tempo com isto. Os dois primeiros, e que podem aplicar sempre são estes:
Antes de começar a limpar, pense que se há algo pior do que sujidade, é desarrumação. Arrume as coisas que estão fora do lugar, principalmente focando nos espaços da casa onde pode haver convidados. Pode arrumar as divisões da casa uma a uma enquanto as limpar, ou arrumar a casa inteira de uma vez e depois limpar cada espaço.
Se há algo mais eficaz do que ordenar a casa, é não desarrumar tudo. É normal que de tempos em tempos tenhamos que organizar as divisões da nossa casa. Mas, se nos habituarmos a deixar cada coisa no seu lugar, manteremos a casa mais organizada.
Para poupar o máximo de tempo possível na limpeza da casa, deve sempre ter os utensílios e os produtos certos à mão. Neste caso usaremos várias misturas caseiras, que são mais baratas e menos poluentes. Vinagre, bicarbonato de sódio e sumo de limão serão os seus melhores aliados. Se tiver as misturas preparadas em frascos de spray, poupa tempo e a limpeza da casa será muito mais fácil.
Energeticamente falando…
A poupança de energia é uma arte e para que seja efectiva, temos de ir até ao mais ínfimo detalhe, e não se relaciona apenas com as medidas para reduzir a energia que consumimos, mas também com uma metodologia que deve ser seguida. Este processo deve começar precisamente no seu contrato de energia. Se quer saber como poupar energia enquanto limpa a sua casa realizando as tarefas domésticas diárias, iremos apresentar uma série de sugestões que pode implementar para reduzir o consumo de eletricidade e assim reduzir a conta de luz.
A primeira decisão, e a mais correta ao levar em conta a poupança económica e energética em qualquer tipo de casa, é que o preço da eletricidade corresponda ao padrão de consumo de quem aí vive. Para isso, detalhes como a potência elétrica contratada, horários de consumo de energia, número de dispositivos ligados e outras características devem ser levados em consideração.
A Selectra, especialista na comparação de tarifas, dá-lhe alguns conselhos de como pode analisar o seu contrato e saber se tem a melhor oferta:
Ao realizar um contrato de fornecimento de energia, deve escolher o tipo a tarifa elétrica que mais se ajusta ao seu consumo. As mais comuns são as tarifas simples, em que paga o mesmo valor de Kwh todas as horas e dias, e as tarifas bi-horárias que se dividem em ciclos horário diário e semanal. Estes tipos de tarifas apresentam vários preços para vários períodos horários ao longo do dia e da semana.
É um dos custos fixos da fatura de eletricidade, ou seja, gaste eletricidade ou não, este valor deve ser pago sempre. Aquilo que deve ter em atenção é averiguar se não está a pagar por uma potência muito superior ao que necessita. É importante recordar que quanto mais elevada for a potência elétrica, mais pagará por mês.
Se por outro lado, sempre que liga vários eletrodomésticos ao mesmo tempo, fica sem energia elétrica, muito provavelmente deve solicitar o aumento da potência contratada.
Fique com algumas medidas que pode aplicar para poupar energia, deixando a sua casa limpa e arrumada. Juntar o útil ao agradável nunca foi tão fácil, saiba como:
Não se esqueça que graças a esses pequenos gestos terá uma casa energeticamente eficiente. A poupança de recursos, como a energia, começa em casa e mais precisamente pela limpeza do lar.