fbpx

Dia Internacional da Mulher: Conheça a História

Eventos

Dia Internacional da Mulher

Como é já habitual, dia 8 de março assinala-se o Dia Internacional da Mulher. Mas o que significa? O que tem de especial este dia para o movimento feminista?

Carregado de história, o dia 8 de março, tem as suas raízes mais fundas na luta contra a exploração e a opressão das mulheres, travada no final do século XIX. Sobre a origem do Dia Internacional da Mulher não há concordância absoluta, tendo em consideração as múltiplas manifestações de luta de mulheres um pouco por todo o mundo durante esta época.

Conheça a história por trás do dia.

A ideia de do Dia da Mulher, surge no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, fruto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito ao voto, concedido apenas aos homens.

A 8 de Março de 1857, um grupo de mulheres trabalhadoras de uma indústria têxtil em Nova Iorque fez greve, com objetivo de obter melhores condições de trabalho e igual de direitos entre géneros.  Uma greve, que foi severamente reprimida pela polícia, contrariando as condições exigidas pelas trabalhadoras. Passados cinquenta e um anos, a 8 de março de 1908, um outro grupo de mulheres trabalhadoras de Nova Iorque escolheu esta data para homenagear as companheiras e lutar pelo direito ao voto das mulheres e pelo fim do trabalho infantil.

Um ano depois desta greve, consagre-se assim o dia da mulher e os seus direitos. Algo que rapidamente começa a proliferar pelo mundo:

Nos Estados Unidos, a 28 de fevereiro de 1909, o Partido Socialista da América instituiu o Dia Nacional da Mulher. No ano seguinte, na Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em 1910, em Copenhaga, na Dinamarca, foi aprovada uma resolução que propunha seguir o exemplo norte-americano, dando-lhe um caráter universal.  Em 1975, no Ano Internacional da Mulher, a ONU sugeriu a adoção internacional dessa data. Seria oficializada pela Unesco em 1977.

Decorridos 106 anos desde o acontecimento, as comemorações do Dia Internacional da Mulher herdaram, por isso, uma tradição de protesto e de luta que se atualiza ao longo dos tempos. Em Portugal, assinala-se esta data como um importante contributo para a luta das mulheres no século XXI, e uma marca dos avanços obtidos por esta classe na sociedade e, principalmente, lembrando-nos que ainda há um longo caminho a percorrer para que se possa de facto chegar a uma igualdade de oportunidades entre homens e mulheres em todo o mundo.

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.