Descubra como deve limpar um chão de madeira

Dicas e Técnicas Limpeza House Shine

Tem piso de madeira na sua casa? Sabe a forma adequada para fazer a sua limpeza, sem prejudicar o material?  Por se tratar de um material nobre, o chão de madeira requer cuidados especiais para garantir a sua beleza, durabilidade e características originais.

Veja algumas dicas para facilitar a rotina da limpeza deste pavimento:

1. Para a limpeza diária e mais simples, é indicado o uso de vassoura de cerdas macias. Varra toda a extensão, retirando o pó que fica por cima. Se preferir, em vez da vassoura comum, use uma vassoura elétrica ou o aspirador de pó, que vão deixar o processo mais rápido e eficiente.

2. Com o piso varrido, é hora de passar um pano húmido. No dia a dia, pode usar apenas água, mas, pelo menos uma vez por semana, recomenda-se o uso de um desinfetante (diluído de acordo com as orientações do produto), para que o local fique mais higienizado e livre de germes. Lembre-se de usar dois panos diferentes: um que será aplicado húmido para remover a sujidade, e outro que deve estar limpo e ser de material macio, e vai garantir que o piso fique totalmente seco. A humidade estraga a madeira, por isso esta etapa é fundamental.

Como tirar manchas do piso de madeira?

O piso de madeira não deve ficar molhado, então, se ele está com algum tipo de mancha, surge a dúvida: como remover a sujidade sem estragar o revestimento?

Se o problema são manchas de vinho ou de café, use uma solução de água morna e álcool em partes iguais e aplique com a ajuda de um pano. No caso de tinta de caneta (se a mancha for muito recente), água e detergente neutro resolvem o problema. Já as manchas de gordura saem com detergente desengordurante aplicado puro sobre o local. Depois é só remover tudo com um pano húmido e secar.

Outros cuidados a ter conservação do piso de madeira

O piso de madeira é muito delicado, por isso, além de saber limpar, é necessário ter atenção a outros aspetos para a sua conservação.

1. Não use produtos à base de silicone, pois podem prejudicar o aspeto do chão com manchas.

2. Encere somente os pisos que aceitam esse tipo de cuidado e use apenas produtos indicados para madeira. Além de deixar o chão escorregadio, a cera cria uma camada que dificulta a limpeza depois de um tempo.

3. Se precisar arrastar algum móvel, faça isso com a ajuda de um feltro, evitando riscar o chão.

Mantenha o seu chão de madeira sempre limpo e bem conservado: solicite serviços profissionais de limpeza e conte com o suporte de quem realmente entende do assunto. A House Shine é especialista em tratamento e limpeza de pavimentos de casas e empresas e utiliza produtos e técnicas cuidadosamente pensadas para dar o melhor cuidado ao pavimento da sua casa.

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.