fbpx

Como reduzir a humidade em casa?

Bem-Estar Dicas e Técnicas

Humidade casa. House Shine

Em pleno inverno, com o tempo de chuva, surgem problemas relacionados com a humidade em casa. Mas, seja pela passagem do tempo, por uma construção deficiente ou até mesmo porque a casa está localizada numa zona muito húmida, o excesso de humidade é um problema sério para os moradores, porque alimenta e facilita a proliferação de bolores e ácaros, causando alergias, problemas respiratórios, e até mesmo asma.

Além disso, é um problema para a casa em si, cujas estruturas ficam frágeis e danificadas e para o recheio da sua casa, pois a humidade excessiva irá destruir progressivamente livros, mobília, roupas, e facilitará o aparecimento de bolores nos tetos e paredes, o que, inevitavelmente, levará a danos irreparáveis nos revestimentos.

Se já se deparou com este problema, conheça as algumas técnicas que irão contribuir para a diminuição da humidade em sua casa.

1. Manutenção das calhas

Nas áreas externas das casas, grande parte da humidade que surge, acontece por telhas partidas e calhas que transbordam. Por isso, é importante conferir com regularidade se os dutos estão limpos e permitem a passagem de água com facilidade.

2. Ambientes ventilados

Ambientes ventilados são um passo importante para controlar o excesso de humidade em sua casa. Em zonas onde a produção de humidade é maior, como a casa de banho e a cozinha, a ventilação deve ser especialmente eficaz para poder retirar a maior parte do vapor de água produzido, sobretudo se não existir uma janela para o exterior.

3. Aplique revestimento

Outro sintoma de humidade são as bolhas de infiltrações nas paredes. Para reverter essa situação, quando o clima estiver propício, aplique nas paredes tintas impermeabilizantes.

4. Sistema de ar condicionado

Se tiver um sistema de ar condicionado em sua casa, procure deixar ligado na função desumificador por algumas horas. É importante fazê-lo pois o ar condicionado retira a humidade, ajudando a casa a ficar livre do mofo.

5. Invista numa máquina de secar

Não coloque a roupa a secar dentro de casa, pois isso vai aumentar consideravelmente o nível de humidade relativa no interior. Senão tiver outra forma evite, sobretudo, fazê-lo em ambientes sem ventilação. Escolha antes áreas com janela. Também pode ser útil ter uma máquina de secar para evitar ter que estender a roupa dentro de casa. Pense nisso!

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.

.