fbpx

Como manter a casa limpa e saudável no inverno?

Bem-Estar Dicas e Técnicas

Como manter a casa limpa e saudável no inverno

Com a aproximação do inverno e do tempo frio, a maior parte dos nossos leitores depara-se com um grande problema: manter a casa limpa e livre dos fungos e bactérias que afetam a nossa saúde.

Isto porque os dias húmidos e o frio característico da estação que se aproxima impede-nos de abrir as janelas e, assim, proceder à ventilação natural da casa, na medida em que esta é extremamente importante para assegurar o bem-estar e até mesmo a saúde do ambiente da sua casa.

Mas, a boa notícia é que, como em tudo, existe solução para este problema. Basta seguir algumas dicas bastante simples e verá que, facilmente, conseguirá manter a limpeza e a saúde do seu lar!

1. Aproveite o sol para tratar das suas roupas

Os edredons e cobertores que ficaram guardados no armário durante os meses quentes, estiveram este tempo todo a acumular pó. Por isso, antes mais nada, deve lavá-los. Só depois disso, eles estarão aptos a serem usados.

Os dias secos de inverno são os ideais para pendurar as suas roupas ao sol, nomeadamente aquelas roupas que secam com mais dificuldade como edredões. Os raios solares ajudam a eliminar ácaros e pequenos focos de mofo dessas peças.

Esse hábito também pode ser adotado com as roupas de inverno, principalmente as de lã, que se tornam o habitat favorito dos ácaros.

Aproveite igualmente estes dias para abrir as portas doas armários e roupeiros e, assim, evitar a chegada desses microrganismos indesejáveis.

2. Deixe o sol entrar dentro da sua casa

No seguimento do tópico anterior, é importante que deixe entrar o sol entrar dentro de sua casa, pois quando uma casa recebe a luz e o aquecimento solar da forma devida, as chances de a residência sofrer com humidade, por exemplo, são mínimas!

Por outro lado, janelas fechadas deixam o ambiente mais vulnerável ao surgimento de mofo e ácaros.

3. Pendure a roupa na posição correta

Nos dias mais húmidos, normalmente a roupa demora a secar. Para evitar que as peças fiquem com cheiro desagradável, na hora de pendurar as roupas, observe se as varetas do estendal estão na posição perpendicular à janela. Caso não estejam, o vento não conseguirá passar por todas as peças, dificultando assim o processo de secagem.

A forma como irá dispor a roupa no estendal também interfere com a secagem. Calças de tecido mais grosso devem ser penduradas do lado avesso e pelas pernas, assim a parte onde ficam os bolsos e o fecho zíper recebem maior ventilação, logo secam mais rápido.

4. Limpe o pó com regularidade

O pó e todos os agentes que provocam alergia, devem ser evitados na época fria do ano. O ideal seria conseguir limpar o pó todos os dias. Se não puder, faça a limpeza doméstica pelo menos três vezes por semana. Use pano levemente humedecido e de 15 em 15 dias, tire todos os móveis do lugar e remova a sujidade acumulada.

5. Procurar ajuda é uma ótima alternativa

A limpeza doméstica no inverno exige planejamento e um cuidado maior que no resto do ano. Neste período, a sensibilidade a alergias e a reações adversas é muito maior. Além disso, os dias frios deixam-nos mais preguiçosos, menos ativos e com menos vontade de realizar as tarefas domésticas.

Para não ter que se preocupar com isso, o melhor é contar com a ajuda de uma empresa de limpeza profissional, que oferece serviços específicos para atender às necessidades de cada época do ano.

Se deseja criar um ambiente mais saudável e limpo em sua casa neste inverno, fale connosco. A House Shine apresenta-lhe o mais completo serviço residencial de Limpeza! Na limpeza que executamos, o objetivo é regularizar de imediato toda a limpeza da casa ou parte dela, de forma a poder oferecer de imediato conforto e tranquilidade à sua família!

Consulte hoje mesmo um dos nossos franqueados e conheça em profundidade o serviço de Limpeza Doméstica que oferecemos! Assim, poderá ficar despreocupada neste inverno e aproveitar o seu tempo livre fazendo o que realmente importa.

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.

.