Com que frequência deve trocar os filtros do ar condicionado?

Limpeza House Shine

Com que frequência devo trocar os filtros do ar condicionado

Tal como já referimos anteriormente, o ar condicionado é um dos nossos melhores amigo e a sua utilização apresenta diversas vantagens. No entanto, a maior parte das pessoas esquece-se que os filtros são fundamentais para manter o funcionamento adequado do equipamento e a qualidade do ar que respiramos.

É o seu caso? Costuma desvalorizar a importância da mudança dos filtros do seu ar condicionado? Pois então saiba que não deve fazê-lo.

Filtros sujos ou danificados pelo tempo de uso impedem o correto fluxo de ar, forçando o sistema e reduzindo o rendimento do ar-condicionado. Além disso, a sujidade que se acumula nos filtros é responsável pela proliferação de fungos e bactérias no interior do sistema, o que provoca diversos problemas de saúde, agravando doenças respiratórias.

Por outro lado, se não fizer a troca periódica dos filtros do seu ar condicionado, vai ver a fatura da luz aumentar, pois a sujidade acumulada impede a passagem de ar e força o motor, consumindo mais energia.

Mas quando trocar?

A vida útil do filtro do ar condicionado varia conforme o modelo, fabricante ou frequência de sua utilização dentro de casa. No entanto, é recomendado que a troca seja feita uma vez por ano para aparelhos utilizados somente no verão. Para casas com apenas duas pessoas, com pouco uso, pode-se trocar de uma a duas vezes por ano.

Caso possua animais de estimação, deve trocar o filtro do seu ar condicionado de seis em seis meses.

De ressalvar, que estre prazo pode ser encurtado caso sofra de alguma alergia, se a sua casa for habitada por muitas pessoas ou se tiver um alto nível de poluição, sendo, nesses casos, desejável a troca a cada quatro meses.

Para espaçar a troca do filtro do ar condicionado, é importante que não se esqueça de um pormenor igualmente importante: a sua limpeza. Para realizar a limpeza, o processo é simples: retire o filtro da evaporadora, lave, seque bem e veja suas condições. Filtros ainda úteis voltam para a sua cor de origem.

Se observar uma coloração muito escura ou manchas que não consiga tirar, está na hora de realizar a sua substituição. Os filtros de nylon e metálicos devem ser lavados de dois em dois meses, já os modelos de carvão não podem ser lavados pois são descartáveis.

Caso tenha alguma dúvida no procedimento que deve efetuar, o melhor será pedir a ajuda de um profissional.

A House Shine é uma empresa especialista em limpeza doméstica profissional e poderá ajudá-lo na limpeza do seu ar condicionado. A House Shine proporciona aos seus clientes um serviço cuidado, personalizado e de acordo com as necessidades da família e da organização doméstica que desejam obter no serviço de limpeza da sua casa.

Verifique qual a unidade da House Shine profissionais de limpeza mais perto de si e contacte-nos para obter um orçamento sem qualquer compromisso.

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.