fbpx

7 mitos sobre limpeza doméstica que nunca ninguém lhe contou

Dicas e Técnicas

Existe um elevado número de pessoas que são adeptas de receitas caseiras e dicas que, supostamente, simplificam a limpeza doméstica. Porém, algumas dessas soluções “milagrosas” não são tão eficazes assim e podem mesmo danificar alguns materiais.

Hoje decidimos complicar os principais mitos da limpeza doméstica, de forma a mostrar-lhe que nem sempre o que circula na internet corresponde à verdade. Por isso, antes de colocar em prática alguma receita caseira e milagrosa de limpeza doméstica, o melhor mesmo será testar e ver o resultado.

  1. A vassoura é um utensilio indispensável na limpeza doméstica.

Este é um mito bastante enraizado. Na verdade, a vassoura suja mais do que aquilo que limpa. O ideal será utilizar a mopa de limpeza. Estas facilitam muito a hora da limpeza doméstica e o mercado oferece uma panóplia de opções. Pode optar por modelos compactos, articulados ou com bases giratórias, perfeitos para quem busca praticidade na limpeza doméstica!

  1. Para limpar espelhos e vidros, basta esfregar jornal na superfície

Além de não retirarem a sujidade de vidros e espelhos, os jornais podem piorar o nível de sujidade, danificar e riscar as peças. Recomendamos que proceda à limpeza dos vidros com detergente neutro e seque bem com um pano macio de microfibras.

  1. Limão e vinagre servem para limpar tudo

Limão e vinagre podem ser bons aliados da limpeza doméstica, mas é um erro achar que eles dão conta de qualquer tarefa doméstica. No caso do limão, o ácido da fruta ajuda a remover gorduras. Por sua vez, o vinagre branco é uma boa solução para combater o mau cheiro e o mofo e pode ser usado numa ou outra solução. Porém, é importante referir que a eficácia destes produtos vai depender do grau de sujidade e nem sempre darão uma resposta adequada ao problema.

  1. Borracha apaga riscos de lápis em paredes

A borracha pode danificar a tinta da parede. Em vez disso, prefira utilizar na limpeza um pano humedecido em água com um pouco de sabão líquido, aplicando apenas sobre o risco. Quando o risco for feito com caneta hidrocor (canetas coloridas) use álcool em vez do sabão.

  1. O bicarbonato de sódio é um poderoso tira-manchas

O bicarbonato de sódio, quando aplicado isoladamente, não tem eficiência sobre as manchas. Para uma limpeza eficaz, o ideal é colocar uma colher de café de bicarbonato em meia chávena de álcool e aplicar a mistura sobre a mancha. Em seguida, após alguns minutos, pressione um pano humedecido sobre a parte atingida para retirar os vestígios da mistura e lave a peça normalmente. Mas atenção: não deixe a solução sobre o tecido por muito tempo, porque o bicarbonato de sódio é um sal abrasivo que pode desgastar o material

  1. Mármores e granitos aguentam qualquer produto de limpeza

Mármores e granitos são rochas naturais conhecidas pela sua resistência e durabilidade, o que não significa que não mereçam cuidado durante a sua higienização. Nunca use produtos abrasivos ou com princípio ativo forte, por exemplo, lixivia ou soda cáustica, porque podem danificar permanentemente a pedra. Para limpezas semanais ou quinzenais, aplique apenas detergente neutro diluído em água.

  1. Não necessita de ajuda na limpeza doméstica

Existem algumas tarefas de limpeza doméstica que são, de facto, de difícil execução e que exigem algum conhecimento e utilização de equipamento apropriado para que a sua limpeza seja feita de forma eficaz. Por isso, recomendamos que ocasionalmente ou de forma regular procure ajuda evitando, assim, cometer erros que são, na maior parte das vezes, irremediáveis.

Conte com o auxílio da House Shine. House Shine apresenta o melhor serviço residencial de Limpezas Domésticas de Casas, de forma regular ou ocasionalmente!

O serviço de Limpeza Doméstica de Manutenção de Casas é efetuado por equipas de duas profissionais de limpeza, com formação completa em métodos de limpeza e produtos químicos desenhados para que a sua casa tenha um nível de limpeza superior aos métodos tradicionais.

Fale hoje mesmo com a House Shine e descubra como o podemos ajudar!

 

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.