5 Dicas que ajudam a evitar a proliferação de bactérias na casa de banho

Dicas e Técnicas

5 Dicas que ajudam a evitar a proliferação de bactérias na casa de banho

Apesar de ser a divisão da casa onde realizamos hábitos de higiene, a casa de banho é um dos ambientes da casa que está mais propício à contaminação de fungos e bactérias.

E porquê? Por vários motivos.

A falta de cuidados com a limpeza doméstica, as próprias características do ambiente, como a humidade, e até mesmo alguns maus hábitos que inconscientemente temos e que acabam por prejudicar a limpeza da casa de banho.

Mesmo que não sejam visíveis a olho nu, as bactérias podem estar ali a multiplicar-se.

E entre as bactérias mais comuns, estão as enterobactérias, que costumam ser encontradas no intestino, e as de pele, que são transmitidas através do contacto, que podem causar problemas de infeções de pele (como furúnculos ou abscessos), além de infeções urinárias ou gastrointestinais.

Para evitar a proliferação de bactérias na sua casa de banho é importante limpar corretamente a casa de banho e colocar em prática as 5 dicas que lhe mostramos no artigo de hoje:

  1. Evite o uso do telemóvel na casa de banho

Costuma levar o telemóvel para a casa de banho? Caso tenha respondido afirmativamente, saiba que esse hábito contribui para a falta de limpeza na casa de banho. O telemóvel é dos objetos que mais germes acumula, por o usarmos em praticamente todo o lado e estarmos sempre a usá-lo sem ter lavado as mãos (zona do corpo mais propícia à acumulação de germes).

Ao levarmos o telemóvel para a casa de banho, existe um elevado risco de contaminação. Um risco que aumenta caso a mão que usa para mexer no telemóvel é a mesma com que se limpa e puxa o autoclismo.

Por isso, para uma melhor limpeza e higiene da sua casa de banho, o melhor é mesmo evitar tal prática.

  1. Faça a limpeza regular das toalhas

Cientistas afirmam que as toalhas que usamos diariamente para secar as mãos, o rosto ou o corpo são locais de cultivo de todo tipo de bactérias e fungos, além de acumularem células de pele morta e secreções salivares, anais e urinárias, o que contribui para a falta de limpeza na sua casa de banho.

Para piorar, as toalhas também podem acumular ácaros e outros agentes prejudiciais à saúde.

Esses pedaços de tecido são ambientes ideias para a proliferação dessas bactérias, pois potenciam muitas das condições indispensáveis para garantir a vida dos micróbios, entre elas água, temperatura alta e oxigénio.

Para evitar os riscos de contaminação, tem que secar as toalhas completamente, e não deve usá-las mais do que três vezes. A limpeza regular das toalhas deve ser, assim, uma prática regular.

  1. Não deixe a tampa da sanita aberta

Sabia que quando puxa o autoclismo com a tampa de sanita aberta, as gotículas de água (juntamente com microrganismos) são espalhadas por toda a casa de banho, incluindo o rolo de papel higiénico, as toalhas e as escovas de dente? Pois é. Por isso, para manter a limpeza e higiene da casa de banho, feche sempre a tampa da sanita antes de puxar o autoclismo.

  1. Não use e esponja de banho por muito tempo

Um dos sítios onde os microrganismos se reproduzem com muita facilidade dentro da cabine de duche é nas esponjas de banho que acumulam água e sabão. Por isso, para uma correta limpeza e higiene da casa banho, substitua a esponja a cada três ou quatro semanas, no máximo.

  1. Não guarde a escova de dentes num armário fechado

Ao contrário do que poderia pensar, não se deve guardar a escova de dentes num sítio fechado pois dessa forma existe um ambiente propício para a proliferação de microrganismos. Para uma melhor limpeza e higiene, a Associação Americana de Dentistas recomenda também o armazenamento das escovas na posição vertical, sem entrar em contato com outras escovas, para evitar o risco de contaminação cruzada.

Para garantir elevados níveis de limpeza e higiene na sua casa de banho, o ideal mesmo será pedir a ajuda de um profissional de limpeza doméstica.

A House Shine apresenta o melhor serviço residencial de Limpezas Domésticas de Casas, de forma regular ou ocasionalmente! O serviço de Limpeza Doméstica de Manutenção de Casas é efetuado por equipas de duas profissionais de limpeza, com formação completa em métodos de limpeza e produtos químicos desenhados para que a sua casa tenha um nível de limpeza e higiene superior aos métodos tradicionais.

Fale hoje mesmo com a House Shine e veja a vantagem de lidar com a empresa líder de mercado em Limpeza Domésticas!

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.