Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.
Dicas e Técnicas
Os tempos são de contenção e de incerteza. Vivemos a um ritmo acelerado e a única certeza que podemos ter é a de que o futuro será completamente diferente do que é hoje. Por isso, é importante que as famílias portuguesas encontrem formas de reduzir as suas despesas mensais, para que consigam fazer face a eventuais gastos extra, principalmente agora que passam grande parte do tempo em casa.
Um das melhores formas de poupar no dia-a-dia é, sem dúvida, reduzindo o consumo de água e luz. Quase todas as famílias vêm as suas faturas aumentadas, sem necessidade. Por isso, hoje decidimos focar-nos na fatura da água e decidimos reunir algumas dicas para que consiga reduzir o consumo deste bem tão escasso.
A primeira dica pode parecer um pouco estranha mas acredite que é uma das mais eficazes na poupança de água. E aplica-se principalmente para aquelas pessoas que têm caldeira em casa e que se queixam que a água demora muito tempo a aquecer. Porque não aproveitar essa água e reutilizá-la? Para isso deve ter dois dispensadores.
Coloque um no duche (vazio) e um na cozinha (cheio). Pode usar a água do duche para demolhar leguminosas, para cozinhar, para fazer chá e até para beber!
2. Tenha atenção ao uso desnecessário do autoclismo
Sabia que cada vez que descarrega o autoclismo gasta 10 a 15 litros de água? É importante que se lembre disso sempre que o fizer. Possíveis sugestões: guardar, sempre que for possível, a água utlizada para dar banho aos bebés (com sabão) em vasilhas e utilizar na descarga da sanita, ter contenção nas vezes que descarrega a mesma, instalação de autoclismos duplos ou com botão de controlo. E não deite lixo desnecessário na sanita, pois vai obrigar a mais descargas.
3. Feche as torneiras sempre que possível
Provavelmente já está farto de ouvir esta dica, contudo nunca é demais lembrar. Tente minimizar a utilização de água corrente para escovar os dentes (com uso de copo ou fechando a torneira durante a escovagem); para fazer a barba (com água no lavatório ou com utilização alternativa de máquina elétrica), para lavar as mãos; para tomar banho e para lavar a loiça.
4. Dê especial importância à utilização de água na cozinha
Por falar em loiça, sabia que a cozinha é uma das divisões onde se devem ter cuidados redobrados no que toca à poupança da água? Nomeadamente no que toca a lavagem de loiça e preparação de alimentos.
Na lavagem da loiça, no caso da lavagem manual, deves fazê-lo apenas quando tiver uma quantidade de loiça suja que o justifique e lavá-la de uma só vez e com apenas um enxaguamento final – da forma mais rápida possível.
Outra dica é colocar as loiças mais sujas de molho antes da lavagem, utilizar apenas a quantidade de detergente necessária e utilizar recipientes para lavar e enxaguar – assim evita torneiras a correr durante o processo. No caso de ter máquina de lavar a loiça, inicie a lavagem apenas quando esta estiver cheia.
5. Palavra de ordem: Reaproveitar!
Reaproveitar é de facto a palavra de ordem no toca à poupança da água. Sabia que pode aproveitar a água de cozer legumes para fazer caldos ou, depois de fria, para regar plantas ou para amolecer panelas que têm comida mais “colada”, antes de irem à máquina de lavar loiça? Não há necessidade de usar água da torneira quando tem água que pode ser utilizada para esse fim.
Gostou das dicas? Implemente-as na sua casa e verá que uma poupança de alguns litros por dia resultarão em centenas de litros por mês. Além disso, contribuirá para um mundo mais sustentável.
E, como sabe, a sustentabilidade é um tema atual que deve ser repensado por todos nós. Na House Shine fazemos questão de promover uma Limpeza Ecológica, criando um ambiente mais saudável na casa dos nossos clientes, sem a utilização de químicos nocivos à saúde.
Na limpeza ecológica utilizamos produtos e ferramentas VIP Domotec , com base em microfibras e microcerâmica, em conjunto com produtos biodegradáveis que não recorrem a fosfatos ou cloretos.
Em paralelo com as nossas técnicas, a formação cuidada das equipas e as ferramentas profissionais permite-nos oferecer um serviço de limpeza doméstica e profissional de elevada qualidade.
Teremos todo o gosto em discutir consigo melhor este tema e acordar a limpeza doméstica que mais lhe agrada.
Afinal esta é a vantagem de optar pelo serviço de limpeza doméstica de casas que disponibilizamos e de sermos profissionais e competentes. Irá desfrutar de uma casa mais limpa, brilhante e desinfetada!