fbpx

5 Dicas para organizar o seu guarda-roupa

Dicas e Técnicas

limpeza house shine

Quase todos nós sofremos com a suposta falta de espaço nos armários, o que leva a uma tremenda desorganização das nossas roupas e sapatos, quase sempre espalhados pelas gavetas e armários lá de casa. É um problema generalizado, que vamos tentando contornar com a compra de mais mobiliário e demais soluções que prometem a organização de peças que muitas vezes já não usamos há anos.

No entanto, hoje não lhe queremos recomendar nenhuma gama nova de móveis. Queremos sim dar-lhe uma boa notícia e dizer-lhe que não existe falta de espaço. Existe sim um mal aproveitamento do espaço disponível.

Como tal, podemos garantir-lhe que com uma pequena dose de planeamento e organização, cada espacinho do seu guarda-roupa poderá ser otimizado, permitindo que facilmente guarde todas as suas roupas e sapatos.

Conheças cinco dicas que preparamos para si, coloque-as em prática e verá que não sofrerá mais com falta de espaço:

  1. Faça uma triagem das suas roupas

Em primeiro lugar, convém que faça uma seleção das roupas que já não usa mais, as que estão velhas e as peças que ainda usa. De seguida, pegue nos itens que já não usa mas que ainda se encontram aptos a ser utilizados e opte por uma das seguintes soluções: ou doa a instituições de caridade ou coloca à venda nas várias plataformas que hoje em dia existem, especialmente criadas para o efeito.

Depois de fazer isso, os itens que restam devem ser divididos por categorias, como:

– blusas de manga;
– blusas sem manga;
– calças;
– calções;
– saias;
– vestidos;
– camisas;
– meias (com seus devidos pares);
– roupa interior;
– roupas de banho;
– roupas de ginástica;
– casacos.

Assim, será mais fácil organizar as coisas dentro do armário.

2. Separe por estação do ano

O ideal é ter sempre só a roupa da estação à vista, o resto guardado. Pois de acordo com os Personal Organizer, só assim vai usar tudo o que tem. As coisas têm de se ver, logo, é importante que durante o ano vá analisando as peças que já não usa e aquelas que estão guardadas e afinal poderiam ser usadas.

3. Comece por organizar as roupas no seu guarda-roupa

É comum que guarda-roupas pequenos possuam poucas gavetas, por este motivo é ideal reservar esses espaços para as roupas interiores, pijamas, meias, luvas, biquínis, etc.

As restantes roupas devem ser guardadas todas muito bem dobradas, e empilhadas umas sobre as outras, respeitando o tamanho de cada peça. Ouse seja, as maiores devem ficar sempre por baixo. Essa técnica faz com que todos os espaços do guarda-roupas sejam ocupados.

Os cabides também devem ser utilizados para guardar roupas pesadas como casacos, jeans, fatos e camisas. E lembre-se que até mesmo as portas do guarda-roupa podem ser aproveitadas. Elas são ótimas para o armazenamento de acessórios femininos por exemplo. Basta fixar um conjunto de ganchos do lado de dentro da porta para pendurar brincos, pulseiras, colares e adereços de cabelo.

Pode ainda aproveitar o topo do armário, sobretudo para quem vive em casas com um pé direito alto, para guardar os casacos quentes e grossos.  Experimente colocá-los nas malas de viagem!

4. Crie mais espaço no guarda-roupa

Se mesmo assim, ainda acha que lhe falta espaço, experimente as seguintes dicas.

  • Use caixas organizadoras para guardar gravatas, cachecóis, chapéus, etc. As caixas podem ficar empilhadas de forma mais organizada. Pode usar etiquetas para saber o que colocou dentro de cada caixa.
  • As caixas também podem ser usadas dentro das gavetas, por exemplo, para separar cuecas, sutiãs e meias.
  • Outra opção é apostar nos nichos para separar os espaços do seu guarda-roupas.
  • Cestinhas organizadoras também podem ajudar a organizar guarda-roupas pequenos.

5. Personalizar o guarda-roupa

Sim, o aspeto conta. Mesmo que não tenha propriamente um closet como aqueles que vemos nas revistas, há pequenos truques que não ocupam espaço nenhum e conseguem tornar o guarda-roupa mais bonito, o que convida a que esteja sempre organizado. A primeira dica é espalhar cheirinhos pelas gavetas e a zona dos cabides. O segundo é seguir os ensinamentos das avós e das suas cozinhas com as gavetas forradas, e transformar as faces do roupeiro em telas à sua medida: flores, riscas, bolinhas, ou o que a sua imaginação permitir.

E lembre-se: “quanto mais cuida da sua casa, mais ela cuida de si”. Invista na limpeza e organização do seu lar e verá que será altamente recompensado. Para além de ver uma melhoria na sua disposição e bem-estar, notará também um aumento da sua produtividade, pois terá muito mais tempo livre para se dedicar àquilo que gosta.

No entanto, sabemos que nem sempre existe tempo e disposição para mantermos a organização da casa em dia. A pensar nisso, a House Shine oferece-lhe a solução ideal. Um serviço cuidado de limpeza doméstica, personalizado e de acordo com as necessidades da sua família e da sua organização doméstica, montado para que a sua casa tenha um nível de limpeza e organização superior aos métodos tradicionais.

Caso pretenda, podemos inclusive organizar o seu guarda-roupa. Tudo para que tenha de tempo de qualidade para si e para a sua família!

Verifique qual a unidade da House Shine profissionais de limpeza mais perto de si, contacte-nos e obtenha um orçamento sem qualquer compromisso.

 

 

 

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.