fbpx

5 dicas para higienizar o seu carro sem danificar os materiais!

Dicas e Técnicas

5 dicas para higienizar o seu carro sem danificar os materiais!

Numa altura em que grande parte dos portugueses retomou aos seus postos de trabalho é importante que continuemos a lutar para conter a propagação do novo coronavírus. E uma das formas de o fazer é através da limpeza e desinfeção do seu veículo, sabia?

Pois é, o seu veículo é utilizado diariamente para desenvolver atividades indispensáveis. Logo, há um conjunto de cuidados a ter no sentido de o manter livre de vírus e bactérias.

Mas como fazê-lo sem danificar os materiais? Como fazer a limpeza e desinfeção interna do seu veículo sem utilizar produtos que o prejudiquem os acabamentos e os danifiquem permanentemente?

No artigo de hoje vai perceber como é fácil fazê-lo. Descubra como de seguida:

1. Proceda à limpeza primeiro
A limpeza geral do seu veículo deve ser o primeiro passo a dar. É importante que o faça antes de aplicar produtos desinfetantes, de forma a retirar a sujidade e matéria orgânica, permitindo que a aplicação dos restantes produtos seja de facto eficaz.

Esta limpeza deve ser feita com um pano de microfibras, uma vez que estes apresentam várias vantagens face aos panos convencionais. Utilize também um detergente suave, como sabão, ou produtos de limpeza específicos para automóveis.

2. Use água e sabão nos revestimentos em pele
O álcool isopropílico não é aconselhável nas superfícies em couro sob pena de as danificar. A recomendação é para que na higienização destas superfícies use apenas água com sabão. E tenha atenção para não esfregar demasiado, nem exagerar na quantidade de água e detergente.

3. Não utilize lixívia e produtos à base de peróxido
Por muito bons que estes produtos sejam a eliminar os vírus, deterioram os plásticos e superfícies envernizadas, podendo mesmo acontecer uma descoloração dos revestimentos do habitáculo do seu carro. Para uma correta limpeza e desinfeção o melhor mesmo é utilizar produtos de limpeza específicos para cada tipo de superfície.

Nas superficies comerciais facilmente encontra produtos para tecido, metal, plástico, pele e madeira. Leia e siga as indicações de aplicação de cada um desses produtos, assim como os conselhos relacionados com a segurança de utilização.

4. Quanto menos água melhor
O habitáculo do seu carro não foi feito para ser lavado. Por isso, evite o excesso de água, especialmente nas zonas onde há botões e material eletrónico. Para a limpeza e desinfeção destes locais use apenas um pano húmido, sem aplicar qualquer líquido de limpeza. Lembre-se também que existem locais que devem obrigatoriamente ser alvo de limpeza, tais como

  • o volante,
  • a manete de velocidades,
  • o rádio,
  • os botões da consola,
  • os apoios dos braços,
  • os porta-copos,
  • os cintos de segurança,
  • os puxadores das portas internas,
  • entre outros.

5. Desinfete as mãos

Por último, é importante que se habitue a desinfetar as mãos sempre que entrar no seu carro. Para adquirir mais rapidamente este hábito, deixe uma garrafa de gel antibacteriano à vista. Além disso, lembre-se que antes e depois de conduzir, é importante abrir por algum tempo as portas e deixar o habitáculo arejar por alguns minutos, principalmente se tiver compartilhado o automóvel com outras pessoas.

Caso siga estas dicas, a probabilidade de ter a sua viatura contaminada é seguramente reduzida. Mais ainda se o fizer com profissionais qualificados.

Realize a limpeza e desinfeção do seu automóvel com a House Shine, de forma rápida e segura! Agende já!

 

 

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.