fbpx

5 Dicas para a limpeza eficaz das suas panelas

Dicas e Técnicas

Assumem-se como um dos objetos mais utilizados nas nossas casas. As panelas apresentam-se com diferentes formatos e materiais e, de facto, são um dos um dos utensílios que mais desgaste sofrem. Com o tempo acabam por ficar sujas com restos de comida e gordura, perdendo o brilho que as caracteriza.

E a sua limpeza e higienização nem sempre é fácil. Saber como fazer a limpeza correta de uma panela encardida é essencial, não só para aumentar o sue tempo de vida útil, como para que não solte resíduos nos alimentos. Para evitar essa dor de cabeça, hoje partilhamos algumas dicas para que as suas panelas ficam com a aparência de quando as adquiriu.

1.ª Dica

A 1ª dica de limpeza é uma regra de ouro: lavar devidamente as panelas de inox com esponja e sabão neutro. A parte verde da esponja deve ser usada internamente, enquanto a amarela nas laterais. Se a sua panela tiver restos de comida agarrados, retire o excesso com papel toalha e deixe de molho com água quente para então prosseguir.

2.ª Dica

No caso de observar de manchas brancas no fundo da panela, que são depósitos de amido dos alimentos, esfregue-as com uma solução ácida, como vinagre ou limão. No fim da limpeza, coloque a panela no escorredor apenas para tirar o excesso de água. O cloro contido na água mancha as panelas de inox, por isso, se deixar secar por completo no escorredor, ela ficará cheia de manchas. Assim que o excesso de água inicial sair, seque a panela com papel toalha.

3ª Dica

A água quente, acima de 80º C, é capaz de quebrar as partículas de gordura que podem ficar impregnadas e causar aquele aspeto amarelado. Para manter a coloração natural do aço inox, após a lavagem, derrame água quente por cima de tudo: talheres, pratos, panelas e principalmente, na esponja de lavar louça (de forma a eliminar o mau cheiro e as bactérias).

A água quente na banca também evita a acumulação de gordura e sujidade, desobstrui canos, sem necessidade de soda cáustica ou outros químicos.

4.ª Dica

Um grande aliado da limpeza e higienização de panelas é o borrifador de álcool a 70º. Na cozinha profissional, ele é responsável por manter o brilho dos itens de inox. Espere os utensílios secarem no escorredor, borrife com o álcool e, com um pano de cozinha seco, lustre a panela.

5ª Dica

Por fim, de forma a aumentar a vida útil das suas panelas, é importante lembrar que deve estabelecer uma rotina regular de limpeza para as suas panelas. Ao contrário de panelas antiaderentes, o inox é mais complicado de ser limpo se usado ​​de forma inadequada. Nunca use esponjas de cobre ou esponjas com fio de aço. Apesar de retirarem bem pedaços agarrados de alimentos, eles irão riscar a superfície das suas panelas.

E caso precise de ajude conte com a ajuda da House Shine. Apresentamos-lhe o melhor serviço de limpezas domésticas regulares em Portugal. As nossas equipas realizam as limpezas domésticas de sua casa com técnicas especializadas de forma a assegurar uma limpeza eficaz de acordo com as prioridades de cada cliente.

Todos os produtos e equipamentos de limpezas domésticas são de manuseamento profissional e fornecidos pela House Shine. O nosso método é desenhado para que a sua casa tenha um nível de higiene e cuidado superior aos métodos tradicionais. Peça-nos um orçamento gratuito!

 

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.