fbpx

3 Dicas valiosas para a limpeza do seu forno

Dicas e Técnicas

3 Dicas valiosas para a limpeza do seu forno

A limpeza do forno não precisa ser um processo desgastante! Assim como outros eletrodomésticos, alguns cuidados são necessários na hora de executar a limpeza do forno. De qualquer forma, não é uma tarefa impossível e muito menos tão difícil quanto parece.

Alguns métodos de limpeza, inclusive, facilitam muito e evitam que tenha que esfregar ou fazer muita força na hora de remover a sujidade incrustada.

Com curiosidade em saber quais são? Separamos três dicas bastante úteis para que consiga livrar-se rapidamente dessa dor de cabeça. Descubra quais são:

  1. Comece pelas grades

Primeiro, verifique se o seu forno possui um programa de autolimpeza. Caso tenha, siga as instruções do fabricante.

Se o seu forno não tiver um programa desse tipo, terá que proceder à limpeza convencional do eletrodoméstico. Para tornar a tarefa mais fácil, antecipe-se e prepare tudo na véspera ou com pelo menos quatro horas de antecedência.

Coloque as prateleiras e as grades do forno de molho com água quente e detergente. De seguida, borrife generosamente o interior do forno com um detergente específico, sem esquecer o interior da porta. Leia sempre as instruções de utilização do detergente. A melhor maneira de limpar um forno é deixar o detergente fazer o seu trabalho. Se tentar esfregar as paredes do forno antes do detergente atuar e dissolver a sujidade, vai demorar o dobro do tempo.

Espere aproximadamente uma hora para que a solução possa agir e remova a sujidade e gordura com a ajuda de uma espátula.

Para finalizar, passe um pano molhado no interior e na porta.

  1. Cuidados ao limpar o forno

Existe uma série de cuidados que deve ter de forma a garantir a sua segurança durante o processo de limpeza do forno:

  • Ao trabalhar com produtos químicos, é fundamental manter o ambiente bem ventilado. Certifique-se de trabalhar num espaço aberto, bem arejado e de manter as crianças longe do local.
  • Se possível, desconecte o seu forno da fonte de gás ou da eletricidade antes de começar a limpeza. Pode ser muito perigoso limpar o forno com a energia ligada.
  • Nunca utilize os produtos de limpeza de forno diretamente nos elementos geradores de calor ou nos ventiladores (se for o caso do seu forno). Isso pode danificar o forno e impedir que ele funcione adequadamente.
  • Após a limpeza, deixe a porta do forno aberta e evite usá-lo por algumas horas, para certificar-se de que os produtos de limpeza já evaporaram.
  1. Mantenha o seu forno sempre limpo

De forma a manter o seu forno sempre limpo é importante que coloque um recipiente sob o tabuleiro no qual está a cozinhar. Assim, tudo o que possa cair ou escorrer do tabuleiro irá cair nesse recipiente e não no forno.

Se perceber que caíram respingos ou outro resíduo, limpe imediatamente.

Para evitar queimaduras, use luvas para proteger as mãos. Se achar mais seguro, espere o forno esfriar e passe uma esponja de leve sobre a grelha ou o próprio forno.

Outra forma de manter o seu forno sempre limpo, é contar com a preciosa ajuda de um serviço de limpeza doméstica. A House Shine disponibiliza-lhe um serviço de limpeza doméstica regular que está desenhado para que a sua casa tenha um nível de limpeza e higiene superior.

O nosso serviço de Limpeza Doméstica de Casas é efetuado por equipas compostas por duas profissionais de limpeza, fardadas e especializadas, de forma a assegurar uma limpeza eficaz, de acordo com as suas prioridades.

Com a limpeza profissional House Shine poderá ainda escolher o período que lhe for mais cómodo para a limpeza de manutenção da sua casa: diário, semanal, bissemanal, quinzenal ou o que necessitar.

Consulte hoje mesmo um dos nossos franqueados mais perto da sua localização e conheça em profundidade o Serviço de Limpeza Doméstica que oferecemos.

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.