fbpx

3 Dicas para aproveitar a magia do Natal

Dicas e Técnicas

3 Dicas para aproveitar a magia do Natal

Com a aproximação do Natal, é fácil ficarmos focados em todos os preparativos e esquecermo-nos de passar tempo de qualidade com a família. É crucial que reserve um tempo para aproveitar plenamente esses momentos – e cultivar uma atmosfera mais positiva em sua casa.

Como tal, é nossa missão ajudá-lo a aproveitar da melhor forma possível esta quadra natalícia. E, para isso, queremos que não se preocupe com as tarefas de limpeza doméstica. Acreditamos que espalhar a alegria natalina começa com a delegação de tarefas domésticas, podendo assim usufruir do tempo para as pequenas coisas. Afinal, podemos deixar a sua casa limpa – mas só você pode fazê-la brilhar, por dentro e por fora.

Hoje queremos deixar-lhe três dicas valiosas, para que consiga aproveitar o que de melhor esta quadra nos traz. Tome nota!

Dica n.º 1: Crie uma cadeia de gratidão.

Os preparativos para o Natal, as compras de última hora e as filas intermináveis podem deixar-nos de mau humor. Para que isso não aconteça. tente agradecer. Num estudo recente, pesquisadores descobriram que aqueles que escreviam sobre gratidão regularmente eram muito mais felizes do que aqueles que escreviam sobre as fontes da sua tristeza. Aproveite este efeito positivo e adicione um pouco de brilho e elegância à sua casa, criando uma divertida rede de gratidão DIY.

Recorte várias tiras vermelhas, verdes e brancas de papel, colocando-as numa cesta decorada. Todos os dias, você e os seus familiares escreverão algo pelo qual são gratos, colando cada nova tira para formar um elo de corrente. Em breve, terão uma grinalda própria para pendurar na árvore de Natal – e todos se sentirão muito mais conectados e positivos também!

Dica nº 2: contribua para ações de solidariedade

O Natal é uma época difícil para muitas pessoas, o que significa que existem inúmeras oportunidades de contribuir para ações de solidariedade e contribuir para a felicidade dos outros. Além dos benefícios óbvios de ajudar os outros, realizar estas ações com os seus familiares também pode fortalecer os laços entre todos.

Existem diversos tipos de campanhas solidárias, desde as de âmbito nacional e com maior mediatismo às locais que visam colmatar as dificuldades das populações de determinada zona do país.

Apresentamos-lhe algumas iniciativas e um portal agregador das ações solidárias portuguesas.

1. 10 milhões de Estrelas – Cáritas

 10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz é uma iniciativa da Cáritas que promove a aquisição de uma vela por 2 euros. As velas – que poderão ser adquiridas nas paróquias, escolas, Cáritas Diocesanas, nas lojas Pingo Doce, entre outros locais – deverão ser colocadas acesas nas janelas de quem aderir à iniciativa na noite de 24 de dezembro. Das verbas recolhidas, 65% destina-se a apoiar a ação de cada Cáritas diocesana no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas. Os restantes 35% são canalizados para o apoio às vítimas da pandemia provocada pela propagação do vírus da COVID-19.

Para saber mais: 10 Milhões de Estrelas

 2. Dê coração à casa – Ajuda de Berço

“Este Natal, dê coração à Casa” é o nome da campanha de Natal da Ajuda de Berço,  instituição de solidariedade que acolhe bebés e crianças desprotegidos. Em 2020, conseguiram erguer as paredes da sua Casa Nova, mas, para que as crianças possam mudar-se para este novo lar, necessitam de mobiliário, brinquedos e decoração, ou seja, tudo o que precisam para se sentirem felizes e seguros. “Precisamos de si, para dar coração à nossa casa e enchê-la com aquilo que precisa para receber as nossas crianças”, pode ler-se no site. Se pretende ajudar este recomeço, faça um contributo aqui.

Para saber mais: Ajuda de Berço

3. Missão Natal AMI

A Missão Natal AMI tem o objetivo de proporcionar uma quadra digna e feliz às famílias que apoiam, em situação de pobreza e exclusão social. Há várias formas de apoiar esta iniciativa, das quais destacamos as seguintes.

  • Por 20 euros, financiar um cabaz de Natal, constituído por bacalhau, azeite e outros bens alimentares, a uma das 1 904 famílias beneficiárias da AMI.
  • Por 10 eurosoferecer Miminhos de Natal a uma criança ou idoso. Por este valor, os mais jovens recebem um brinquedo e cinco lanches, enquanto os séniores recebem um kit de higiene e cinco lanches.

Para saber mais: Missão Natal AMI

 4. Compra Solidária

 A plataforma eletrónica Compra Solidária concentra, de forma organizada e pesquisável, produtos e eventos solidários.

O catálogo online, em constante crescimento, reúne centenas de produtos e iniciativas dentro do conceito do que é uma compra solidária, nomeadamente produtos, experiências, vales-donativo, leilões, serviços e eventos.

Ao encomendar nesta plataforma, o seu pedido segue direto para a pessoa responsável em cada instituição de solidariedade, ou diretamente para os respetivos parceiros responsáveis pelo envio.

Este portal não retém nenhuma taxa lucrativa sobre as iniciativas de cada instituição de solidariedade e respetivos parceiros, nem fica com qualquer parte do valor dos donativos. O objetivo do projeto é contribuir para a divulgação de campanhas solidárias.

 Para saber mais: Compra Solidária

5. Campanha de Natal 2020 – Make a Wish

Neste Natal, a Make-A-Wish – instituição que realiza desejos a crianças e jovens com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas -, convida os portugueses a fazer uma compra na montra solidária e ajudar a levar força, alegria e esperança às cerca de 150 crianças que aguardam a realização do seu desejo.

Para saber mais: Montra Solidária

6. Natal a Meias

Pelo terceiro ano consecutivo, a Calzedónia e a TVI juntam-se nesta campanha solidária, cujo objetivo é apoiar a Liga dos Bombeiros Portugueses. Como pode ajudar? Até 25 dezembro de 2020, na compra de um par de meias da edição Natal a Meias, por cinco euros, metade desse valor reverte para a Liga dos Bombeiros Portugueses. Segundo informações no site da Liga dos Bombeiros Portugueses, a  edição de 2019 “conseguiu o maior donativo feito em Portugal em 2019” e permitiu entregar veículos ligeiros combate e incêndios (VLCI) aos voluntários de Coimbrões (Porto), Batalha (Leiria) e Seixal (Setúbal).

Saber maisNatal a Meias

7. Localidades

Pode, também, optar por ser solidário na sua comunidade. As autarquias, as paróquias, as escolas, os grupos de jovens, incluindo os escuteiros, ou o comércio local, preparam nesta época recolhas de alimentos e produtos de higiene, brinquedos, roupa ou donativos com fins beneficentes, ou organizam outras iniciativas como jantares ou festas, para ajudar as instituições de solidariedade social selecionadas localmente. Contribua com donativos ou como voluntário.

Dica nº 3: reserve um tempo para criar algo bonito

Abraçar o seu lado criativo é uma forma fantástica de honrar o espírito de Natal. Não tem que ser um grande projeto.

Aqui estão algumas sugestões:

  • Reunir a família para juntos fazerem uma receita de Natal
    Filmar a decoração de Natal juntos
    Escrever cartas para avós ou outros parentes próximos
    Apresentar um programa de talentos para a família
    Encenando uma peça de teatro em família

A felicidade em casa pode parecer ilusória, mas ao dedicar o seu tempo ao que realmente importa e focar a sua atenção nos detalhes, irá desfrutar de um Natal muito mais prazeroso. E para que tal seja possível, nada como delegar as tarefas de limpeza doméstica.

A House Shine, líder no setor de limpezas domésticas profissionais, é uma empresa nacional e conta com mais de doze anos de existência, assentes num serviço pautado pela qualidade, pelo profissionalismo e pela excelência. Servimos diariamente milhares de clientes com o nosso serviço de limpeza profissional, de norte a sul do país. Sempre com a certeza que a dedicação e a paixão com que o fazemos contribuí para uma vida mais confortável e saudável de todos os nossos clientes.

Os nossos serviços não implicam qualquer compromisso e podem ser solicitados de acordo com as suas preferências: serviço de limpezas domésticas ocasionais, regulares e de manutenção, serviço de limpeza profunda e geral, entre muitos outros.

Peça hoje mesmo um orçamento gratuito sem compromisso!

Newsletter House Shine

Subscreva aqui a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba gratuitamente todas as nossas novidades, promoções, eventos, dicas de limpeza e muito muito mais.